quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Carrossel

 

Anteontem, em conversa com uma amiga (educadora) sobre as mudanças das rotinas cá de casa com a entrada do ano escolar, ela terminou dizendo: “ não tens rotinas andas numa roda viva”.

E de facto ontem em casa ao fim do dia ao analisar o meu novo dia a dia, ainda não o tinha analisado, apercebi-me que o meu dia é um carrossel em que cada giro é ao cronometro!!
Senão vejam!o dia de ontem!

  1. Levantei-me e arranjei-me
  2. 07h45m  levantei, dar duche e vestir o uniforme ao menino
  3. 08h estávamos na mesa a  tomar pequeno almoço e coloquei o lanche na lancheira
  4. 08h20m estávamos no carro
  5. 08h50m chegada ao colégio
  6. 09h10m regresso a casa
  7. 09h25m na  frutaria
  8. 09h45m chegada a casa, por a sopa a fazer e temperar a carne,  fazer croissants folhados para o lanche da tarde do menino e o almoço da menina, fazer as camas, limpar wc’s colocar a roupa suja na lavandaria.
  9. 11h10m fui buscar o menino ao colégio
  10. 11h50m regressamos a casa
  11. 12h15m chegamos a casa, refrescar o menino, ouvi-o um pouco
  12. 12h20m dei o almoço à menina
  13. 12h30m almoçamos, preparei a lancheira para a tarde e arrumar a cozinha. Preparar a menina para sair,  escovar dentes (ajudar o menino)
  14. 13h30m estávamos a sair de casa
  15. 13h50 estávamos no colégio
  16. 14h05 saí do colégio
  17. 14h30m reunião com um comercial na cafetaria
  18. 15h00 num show-room de materiais de  construção para a cafetaria
  19. 16h25m estava no colégio a buscar o menino e a falar sobre o dia com a educadora
  20. 16h35m saímos do colégio
  21. 16h50m estávamos a  ver mais  um de decoração espaço para a cafetaria
  22. 18h chegamos a casa, dar banho aos meninos, conversar com o menino sobre o dia no colégio, cuidar da roupa suja, preparar o jantar
  23. 19h30 dar o jantar à menina,  jantar, arrumar a cozinha, dar um pouco de colo ao menino
  24. 21h00 deitar a menina
  25. 21h30 deitar o menino
  26. 22h passar a ferro
  27. banho
  28. FIM

Hoje tive este minutinhos enquanto o almoço está a pré-preparar, uma máquina de roupa lava para estender antes de sair e um móvel é montado, mas já vou!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

1º dia de colégio com Muffins com pedacinhos chocolate e Pão branco


Hoje foi o 1º dia de colégio do menino cá de casa, foi um dia muito complicado a nível emocional, estava tão receosa e apreensiva com este dia que me senti o dia todo como que anestesiada. Mas felizmente tudo correu muito bem, não vou choros (a mamã chorou um pouco à saída), nem sequer pedidos para ir embora, correu lindamente!!

Mas como o dia já se previa intenso, ontem preparei-o com muito carrinho e cuidado, então depois do jantar fiz Muffins com pedacinhos de chocolate para o menino levar para o lanche da manhã e digo que foram os Muffins/Queques saudáveis que fiz, todos (avós, pais e neto) adoraram, para terem uma ideia o meu filhote assim que ficaram mornos comeu 3 antes de se deitar.
Aqui fica a receita:
Muffins com pedacinhos de chocolate
Para 12
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de trigo integral
1 / 2 chávena aveia em flocos
2 colher de chá de canela em pó
2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 banana madura, amassada
1 / 4 chávena de nozes picadas
1 / 2 chávena de açúcar mascavo claro
2 colheres de óleo vegetal
2 ovos grandes
1 1 / 4 chávena de buttermilk*
2 colheres de chocolate em pedacinhos (eu aproveito as sobras dos chocolates)

1. Pré-aqueça o forno a 200º. Coloque num tabuleiro para queques as formas de papel e reserve.
2. Misture a farinha de trigo, farinha de trigo integral, aveia em flocos, canela em pó, o fermento, o bicarbonato, o sal e a banana amassada,  bata para que tudo se misture. Adicione as nozes, açúcar mascavo, óleo vegetal, ovos e buttermilk e misture mais um pouco. Adicione o extrato de baunilha e bata até misturar bem.
3. Distribua a massa pelas formas de papel e cubra cada muffin com alguns pedacinhos de chocolate.  Leve ao forno cerca de 15-20mint.
*Existe buttermilk/leitelho à venda mas facilmente se faz em casa, num recipiente coloque 250ml de leite adicione 1 colher de sopa bem cheio de limão ou vinagre deixe repousar cerca de 10 mint. e utilize. O aspecto será de leite talhado!
Afonso 019

Hoje para o pequeno almoço a minha amiga MFP, fez durante a noite um pão branco delicioso, branco, fofo e rico como se pretende para o pequeno almoço de quem vai iniciar numa expedição em busca de novos horizontes!!
Pão Branco
  • 2 ovos
  • 2 copos de leite
  • 1 copo de óleo
  • 1 saqueta de fermento para pão
  • 2 colheres (sopa) rasa de açúcar
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 7 copos de farinha de trigo
Colocar na MFP, pela ordem apresentada programar no programa para pão branco e…acordar com o aroma de pão acabado de fazer.


Afonso 009

Esta fotografia foi tirada pelo meu filhote à hora do almoço quando estava a cortar as fatias para a sua sandwich do lanche da tarde:” Mamã, vou tirar catafia ao pão para os meus colegas verem que o meu pão és tu que fazes!Está bem Mamã?!”

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Organização da casa: Quinta-feira é dia de...


Eu tenho por hábito todos os dias passar roupa a ferro.
Aqui em casa há sempre pelo menos uma máquina de roupa diária e assim não acumulo, no entanto há um dia por semana que não o faço: Quarta-feira!
Logo à quinta-feira tenho o dobro da roupa para passar e por norma a mais exigente-camisas, rendas, laços e bordados-, então às quintas a minha tarefa-base é passar a roupa a ferro.
Assim de manhã faço o trivial da limpeza de uma casa, limpar os quartos de banho, arrumo o que está fora do sítio - há sempre muita coisa, brinquedos, CD´s, DVD´s, livros, etc, etc- depois fazer camas limpar um móvel ao chão que necessite - com crianças pequenas há sempre!! - e assim chegamos á hora do almoço isto claro com os bons minutos pelo meio passados com os filhotes!
De tarde é para o meu Tete-à-Tete com a tábua de passar a ferro e o nosso companheiro ferro!!
Esta tarefa é várias, mesmo várias, vezes pelos pequenos da casa e depois vem o lanche e depois vem...e depois... antes da hora de fazer o jantar espero não ter uma única peça por passar!!

Para além disso hoje tenho mais duas tarefas anotadas:

*Fazer o horário do Afonso, então houve a reunião de pais do colégio e já trouxe o horário quer das aulas - Inglês, Informática, Música e Ginástica.-Que estranho o Afonso tem horário?
Quer das actividades programadas para o ano lectivo e aí...confesso que o meu "sistema" complicou, passeios??Para fora do colégio?? Sem mim?? Por favor tem 4 anos e 10 meses!!! Hum....não me parece!Para já claro!!!!Logo se vê!

*Seleccionar receitas e afins para fazer o plano dos lanches, para levar alimentação variada e saudável, para depois não ter que recorrer ao mais prático mas nem sempre mais saudável!


terça-feira, 6 de setembro de 2011

O primeiro ano escolar!!

Esta fase está ser (sobretudo para mim) muito agitada, se por uma lado há a alegria de ver um filho crescer e iniciar a sua caminhada no mundo, há também o receio de o ver iniciar uma aventura por área até aqui desconhecidas a preensão de apesar de estar «bem entregue» como será, ao minuto, tratado.
O meu filhote, é um menino sociável mas muito traquina, mas tem tanto de traquina como de atencioso, cuidadoso com os outros e muito, mas muito sensível, basta uma palavra dita em tom mais alto ou “áspero” e logo fica sentido e com os olhos tristes e com água. E este “departamento” preocupa-me bastante!
Depois há os aspectos mais práticos, as merendas da manhã e os lanches da tarde, em casa tudo se controla e se não apetece uma coisa há outra, além de que é uma criança que como muita fruta, muita mesmo, a fruteira cá em casa está sempre cheia e variada com a fruta lavada porque a cada passagem lá leva uma peça «pró caminho» no colégio isso não será possível.
Enfim…pieguices de mãe muito galinha com um pavor imenso de ver a sua cria ganhar assas, mas embora tenha consciência disso a preocupação está cá e a tirar-me algumas horas de sono e serenidade, mas passa como passou com outras mães muito galinhas (como a minha por exemplo)!!!!
A angustia e inquietação dura há meses (desde do inicio do ano civil, data da  inscrição) mas aumentou bastante agora que a “coisa” se materializa:
Na semana passada foi comprar os uniformes, anteontem ficaram prontos a usar;
Ontem foi o Kit de mochila que ficou pronto, eu andei a ver em tudo quanto era loja, mas não gostei de nada em especial, depois foi a vez da Net aí sim coisas giras, algumas sem vendas para cá e ficaram pelo «aí que lindo!!! não é?! o que achas?»
Entretanto vi uma mochila que gostei muito, não vendem para Portugal um e-mail para o vendedor, portes pagos e lá chegou a mochila.
Depois foi a vez da lancheira, não vendem para Portugal um e-mail para o vendedor, portes pagos e chegou ontem a lancheira.
Mochila 002
Peças diferentes do que se vê por cá, a lancheira com caixa para sanduiche e garrafinha para a água (ó pra mim a poupar nas embalagens descartáveis e nas garrafinhas da água).
Quanto a preços? Tudo se paga certo? Não haverá muitas iguais, vêm com mais peças…pois ficou mais barato as duas coisas do que muitas mochilas que vi por lojas nacionais, com portes e tudo cerca de 18 euros!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Upps!!!

Não sei bem porquê, nem durante quanto tempo, os meus comentários nos blogues que visito apareciam com o nome "Obrigada pela Visita!", por esse «anonimato» peço desculpa e penso que agora está bem!!

domingo, 4 de setembro de 2011

Cozer feijão

Uma das coisas que tinha programado para ontem era cozer feijão para congelar.

Eu sei que há o enlatado, mas sinceramente eu não gosto e por três razão: 1ª -  não gosto do sabor; 2ª – pelos conservantes e afins que têm; 3ª – fica bem mais caro.

Assim eu prefiro cozer numa quantidade razoável, divido por saquinhos com porções  e congelo, quando necessito basta retirar do congelador e apenas tiro com antecedência para descongelar quando é para as saladas caso contrário vai do congelador direto para a panela!

Espanha 035

Sei também que muitas donas-de-casa alegam a falta de tempo para o fazerem, mas não é assim tão trabalhoso nem moroso.

Eu fiz assim:

Coloquei na sexta à noite (depois de arrumar a cozinha do jantar) um quilo de feijão de demolho.

No sábado enquanto o almoço fez lavei-o  e coloquei numa panela coberto com água.

Enquanto almocei o feijão cozeu, no final desliguei o lume e deixar ficar.

À noite enquanto o jantar fez, coloquei em porções em sacos plásticos e coloquei no congelador. (demorei cerca de 6 minutos)

Agora vamos a dados importantes: 1 kg de feijão seco deu 9 porções de +/- 400gr

Adicionem a qualidade e a segurança daquilo que comem, subtraiam o tempo gasto e o gasto de euros e vêm que compensa e bem fazê-lo!!

sábado, 3 de setembro de 2011

Organização da casa: Sábado é dia de...

John William Waterhouse: Dolce Far Niente 1880

Este sábado estava destinado ao dolce far niente, mas...assim não aconteceu!
E logo após o pequeno almoço programei fazer 5 coisas sem falta:
  1. Passar a roupa a ferro (de manhã para ficar a tarde livre)
  2. Lavar uma máquina de roupa delicada (lavar durante o horário bonificado da tarifa bio-horária)
  3. Cozer feijão vermelho.(Enquanto almoçava)
  4. Fazer molho vinagreta para as saladas da semana.
  5. Terminar uma peça de tricot (que ando a fazer há meses )



Pão de misturada

A manhã começou com o aroma de um pão fresquinho, acabado de fazer que gentilmente a minha MFP fez durante a madrugada!Espanha 002

Este pão não é uma simples mistura é mesmo uma mistura, mas deliciosa e saudável!!!

  • 400 ml de água
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 2 colheres (rasas) de chá de fermento biológico seco
  • 150 gr de farinha de trigo
  • 100 gr de farinha de trigo integral
  • 100 gr de farinha de centeio
  • 150 gr de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de sementes de girassol
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 2 colheres de chá de sal

Colocar na cuba os ingredientes pela ordem apresentada e selecionar o Programa: Pão Normal

Espanha 032

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Organizar a roupa: Guardar e organizar camisas de homem


Uma das tarefas que tinha hoje na minha lista era arrumar a roupa que passei ontem a ferro.
Com frequência quando arrumo roupa passada (quase diariamente) dou uma olhadela muito rápida pelos roupeiros dos meninos e no nosso closet para retirar uma ou outra peça que seja para doar, mesmo assim nas mudanças da estação faço uma escolha bem feita!!
Hoje para além de separar uma ou outra peça, tive outra situação...camisas!!! Dar um "jeitinho" às camisas do Afonso!!
Eu sou muito exigente com as coisas de casa e com a roupa nem se fala, gosto da roupa impecável, muito bem lavada, passada e arrumada.
As camisas do Afonso não estavam a 100% , tinha uma ou outra fora do lugar!!

Como guardar e organizar camisas de homem:

Eu arrumo as camisas quer do Afonso quer do Luís da mesma forma, lógico que como tudo na vida não é a fórmula mágica, mas para mim é a melhor, aqui fica!!
  1. Eu guardo as camisas em penduradas em cruzetas
  2. Para se manterem direitinhas aperto o primeiro e o penúltimo botão, coloco as mangas paralelas ao corpo da camisa
  3. Separo em grupos de tipo de camisa: clássica, casual ou desportiva.
  4. Nos grupos de casual e desportiva, divido por mangas curtas e mangas compridas. (As clássicas são todas de mangas compridas, certo?!)
  5. Por último penduro em cada grupos as camisas por cores das mais claras para as mais escuras.
E voçês como fazem?! A partilha de ideias e formas de fazer as coisas ajudam-nos a melhorar!!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

E passado meses...


Tanta, mas tanta novidade, que nem sei por onde comece!!
Mas vou contando....
Uma das novidades é que a casa está quase quase pronta
Outra é que ...bem esta é mais complicada, a nova fase das nossas vidas (minha e do Afonso) está a chegar, o início do colégio está para breve, os uniformes já estão cá em casa e com esta materialização, a angustia, o receio e tudo mais que possam imaginar está muito acentuado.
O negócio, neste momento está a recomeçar a mexer, esteve em banho-maria no mês de agosto.
E vocês novidades?