quarta-feira, 30 de abril de 2014

As maias... É hoje!!

Não tenho a menor recordação desta tradição e em casa dos meus pais nunca se seguiu tal costume mas...à terra onde fores ter (por acaso terra onde nasci) faz como vires fazer! Vai daí que desde que estou nesta casa coloco maias na porta um ramo muito discreto mas está lá!!

A imagem veio do Google e aqui está um pouco de informação deste costume e tradição http://pt.wikipedia.org/wiki/Maias_(folclore)

terça-feira, 29 de abril de 2014

Ballet faz bem!!! Muito bem!

Porque hoje é o Dia Mundial da Dança, lembrei-me das razões pelas quais a Maria foi para o Ballet.
Quando escolho as actividades extra-curriculares dos meninos o 1º ponto é o que eles realmente gostam e o 2º os benefícios que essa prática lhes trará.

A nossa Maria desde de muito pequenininha conforme já tinha dito adora Ballet e isso para além do lindo que é (rsrsrsrs) aqui está o que me fez escolher o Ballet para a Maria:
  • Encoraja à disciplina física e consciência corporal 
  • Inspira ao senso de confiança física e mental
  • Desperta emoções e liberta tensões (devido ao esforço físico)
  • Desenvolve a lateralidade(capacidade de entender os dois lados do corpo)
  • Melhora a coordenação motora, a noção espacial e a relação entre a música, ritmo e movimento controlado é a forma mais rígida do género, porque exige ao aluno desde de pequeno muita responsabilidade porque aprendem desde de logo a «comportarem-se» nas aulas porque acima de tudo Ballet é disciplina.
  • Quando a criança aprende as 5 posições básicas do Ballet, pratica actividade anaeróbica, é um exercício de força e flexibilidade o que contribui para um sistema esquelético e muscular mais forte melhorando a resistência física.
  • Promove uma boa postura pois o Ballet exige a perfeição dos movimentos.
  • Estimula a memória, a concentração e a dedicação pois são os nomes, os passos, a sequência dos passos, os encadeamentos, as músicas, ... 
E muito mais....


quinta-feira, 24 de abril de 2014

A nossa horta

Uma das novidades com a mudança de casa há cerca de 2 anos e meio é a nossa horta e o nosso galinheiro (falarei outro dia). O primeiro ano foi «às cegas» e da horta apenas sabiamos que a raiz era enfiada na terra e pouco mais, mas mesmo assim tivemos feijão, couve, alface, tomate, pimento e batata a melhor que tenho lembrança de comer.
No segundo ano tivemos mais as aromáticas, espinafre, cebola e plantamos as àrvores de fruto.
Este ano além de acrescentarmos os alhos, as acelgas, os rabanetes, variedades de alface e batata diferentes fizemos a sementeira todas as plantas que estão na horta germinaram cá em casa. Mas a grande diferença é que a nossa horta será biológica!!! Isso mesmo nada de quimicos!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Amaciador de roupa

O amaciador de roupa não é bom apenas para suavizar as roupas pessoais ou de casa, serve para mais...

  • Para limpar o chão, num frasco coloque de 1lt de capacidade junte uma chávena de chá de amaciador, uma chávena de chá de álcool e acrescente água até encher. Utilize para limpar o chão humedecendo um pano ou uma mopa. além de perfumar desinfecta.
  • Para roupa amarotada, num frasco borrifador coloque uma chávena de amaciador acrescente água e tem um óptimo produto para borrifar a roupa mais difícil de passar a ferro.
  • Para retirar a sujidade mais difícil das panelas, encha a panela com água acrescente 2 tampas de amaciador e deixe ficar de molho cerca de uma hora e lave com habitualmente.
  • Para limpar a televisão, telemóvel ou PC, colocar uma pequena quantidade de amaciador num pano macio e passar sem fazer pressão.
  • Para repelir o pó, depois de limpar móveis e armários passe um pano humedecido numa solução de amaciador e água, esta solução cria uma camada protectora.
  • Para perfumar a casa, colocar amaciador diluído em água num frasco borrifador e borrifar cortinados, almofadas, carpetes, etc etc como os amaciadores têm fixadores de perfume a casa  fica perfumada durante horas e ao utilizar o amaciador também na limpeza mais prolonga o perfume. 

E acredito que haja mais numas tantas utilizações!!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Brinquedos vs roupa

Eu foi habituada a que os presentes de Páscoa eram roupa, e uma das fatiota era janota a pensar no Domingo de Páscoa estreávamos a roupa para receber o compasso. E o meu afilhado hoje com 18 anos, assim foi habituado, eu ia sempre cedo levava a roupa pronta e vestia-o para também receber o compasso.
Entretanto com os meus filhos também mantive esse hábito no entanto do que os avós davam comprava um brinquedo por pequeno que fosse, mas este ano decidi não fazê-lo, porquê??
Porque os meus filhos têm um quarto de brinquedos cheio e quando digo cheio é mesmo cheio!!! E mesmo tendo o habito de regularmente fazer uma triagem para doar eles não desaparecem por isso este ano...não!!!
Ontem após o jantar, na conversa do costume com o Afonso  antes do vamos dormir, veio ( foi empurrada) à conversa os presentes da Páscoa como é compreensível  o Afonso esperava brinquedos e quando eu lhe disse que não,o o rosto de decepção custou-me a encarar mas tive que o fazer até porque a decepção do dia seria maior. Após a pedinchice de " só um mamã pequenino" chegou a hora de pontos nos is.
- Mamã só um....pequenino...tu escolhes...barato...
-Afonso, tu és um menino sensato e inteligente, certo?!
-Sim mamã!
-Como está o quarto de brinquedos?
-Cheio! Mas é só um mamã!!
-E o que é que a mamã te disse sobre a tua roupa?
-Está a ficar pequena!
-Então qual é a melhor escolha?
-Roupa!
-Então a mamã está a fazer o certo?
-Estás!!
 Fiquem  tão orgulhosa do meu menino!!!

Claro que hoje ao pequeno almoço voltou a dizer : " mamã o brinquedo que eu te falava ontem é tipo um carrinho Hotwheels só custa 1€"

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Enfeites de Páscoa

Houve anos em que a decoração da nossa casa por altura da páscoa era quase tão aprichada como a do Natal, mas nestes 2/3 últimos anos não me tem apetecido mas este ano...vamos ver!!!
Entretanto hoje apeteceu  inspirar-me então "passei no Google".



Fotos de acessórios de decoração
De tudo o que vi adorei estes, alegres mas simples!!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Moelinhas

No domingo, além da salada, fiz os mais que conhecidos folhadinhos de salsichas (com e sem mostrada), os enchidos no forno e fiz as tradicionalíssimas moelinhas.

1 kg de moelas limpas
2 cebolas médias
2 tomates bem maduros
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 malagueta
1 cálice de vinho verde branco
Sal
Azeite

Num tacho colocar azeite, as cebolas grosseiramente picadas, o alho picado, os tomates em cubos levar ao lume assim que iniciar a fervura baixar o lume e deixar até a cebola estar  bem cozida. Entretanto preparam-se as moelas partindo as em pequenos pedaços. Passar a varinha mágica rápidamente e juntar as moelas,o louro, a salsa, a malagueta e o sal. Levar novamente ao lume e assim que começar a ferver juntar o vinho e deixar cozer, rectificar temperos e servir.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Salada de queijo mozzarella com tomate

Eu sou adepta de saladas e no domingo um dos petiscos que fiz para ante-almoço foi uma salada muito simples mas refrescante e deliciosa.

1 kg de tomate mini-chucha
2 queijo mozzarella de búfala
Azeite
Alho
Oregãos
Pimenta
Sal (usei flor de sal)
Vinagre balsâmico 

Prepare o azeite (se for para o jantar faça de manhã, caso seja para o almoço faça de véspera) coloque num recipiente o alho esmagado e acrescente o azeite.
Uma hora antes corte o queijo em cubos e polvilhe com sal, com pimenta e oregãos,
Na hora de servir corte o tomate em metades junte ao queijo tempere com o azeite e com o vinagre.


domingo, 13 de abril de 2014

Domingo de Ramos

Para mim não é só ir levar o ramo à madrinha...
Este domingo é para mim o mais aguardado de todo o ano desde muito novinha. Em quarenta anos de existências nunca deixei de passar este domingo com os meus padrinhos cheguei a fazer 300km de noite para estar em casa dos meu padrinhos para o pequeno almoço, simplesmente amo os meus padrinhos e felizmente nos últimos dezoito anos o meu afilhado (neto dos meus padrinhos) também passa comigo o domingo de ramos .
Enquanto solteira ia eu a casa deles e lá passava o domingo depois da Missa do dia mundial da juventude ( sim!!!! Hoje também é DMJ!) depois de casada passam eles o dia comigo vêm de manhã tomamos o pequeno almoço e depois passamos o dia em família as senhoras em redor da paparoca como banda sonora temos as gargalhadas dos miúdos...
Desde que eu mudei de casa e por razões profissionais o almoço é depois das 15h o que dá azo ainda mais azafama em volta da cozinha depois do pequeno almoço com regueifa quentinha com manteiga, queijos e charcutaria com café com leite e sumo de laranja  por volta do meio dia sirvo uns petiscos para aclamar  a fomeca,
E depois das 15h sirvo o almoço...

Falhou a fotografia da gelatina...estava tão bonita!!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ballet - Rede para o coque

A nossa Maria desde de muito cedo, antes dos dois anos,mostrou gosto pelo ballet e foi mantendo esse entusiasmo de tal forma que aos dois anos e meio foi experimentar durante um mês aulas de ballet, para saber se o interesse se mantinha e se era adequado tão novinha já ter aulas regularmente. 
A professora que a acompanhou é uma bailarina com muitos mas muitos anos de experiência em quem confio imenso daí a Maria ter-lhe sido "entregue", durante o mês. O interesse deu lugar a deslumbramento de tal forma que começou a ter noção das rotinas da família em função do ballet começou a fixar os dias das actividades do mano contando os dias antes e depois das suas aulas de ballet e quando o mês de experiência terminou a professora garantia que estava mais do que apta à exigência das aulas apesar de as restantes alunas serem cerca de dois anos mais velhas.
Está quase com um ano de aulas o entusiasmo mantém-se e o empenho é surpreendente pois com apenas 3 anos e 3 meses durante os dias da semana em que não há ballet vejo frequentemente a treinar sozinha do quarto.
Essa dedicação é muito boa de acompanhar e  penso que deve ser elogiada e reconhecida por isso resolvi fazer-lhe um miminho e depois de pesquisar e de ver uma série de redes para o coque de ballet resolvi fazer-lhe uma em crochet , mais delicada das que vi pois ela é muito pequenina, e em linha 60 fiz em crochet umas flores e folhas com as quais decorei o centro aplicando no meio das flores cristais Swarovski ( sobras das manualidades do meu casamento) e adorei o resultado.


quinta-feira, 10 de abril de 2014

De regresso... com a sobredotação!

Muita coisa de passou durante este tempo todo e muitas foram as vezes que pensei em retomar o blog mas por um motivo ou outro acabei por não conseguir fazer.
Mas hoje consegui!! E porquê? Porque preciso do meu cantinho novamente para me centrar e organizar de novo,«é baralhar as cartas de dar de novo»!!!

Um dos temas que mais me está a interessar neste momento é a sobredotação e hoje como tive um pouco de tempo estive a pesquisar e de tudo o que vi sem dúvida que este documento é interessante...
Aqui fica!


http://www.apcs.co.pt/pdf/Guia_sobre.pdf