quarta-feira, 21 de abril de 2010

Domingo de Ramos

Para mim, um dos dias mais especiais do ano é o Domingo de Ramos, que sempre passei com os meus padrinhos, desde de sempre e até hoje. Mesmo quando começei a ter vida própria nunca faltei a um Domingo de Ramos, por norma tinha a seguinte rotina, depois da missa em que era leitora o meu pai levava-me a casa dos meus padrinhos para passar o domingo ao final do dia os meus pais iam buscar-me, lanchavamos/jantavamos todos juntos e depois regressava  a casa. Quando me tornei madrinha o meu afilhado também se juntava a nós e quando começei a namorar o meu marido caso ele estivesse por cá, também ia e houve um ano que só para estar presente neste dia em casa dos meus padrinhos fiz no mesmo dia (sábado antes) quase 700 km de comboio, fiz trezentos e tal kilometros,  almoçei (de um aniversário) e fiz outros tantos kilometros.
O meu afilhado também embora já tenha " a sua vidinha" nunca falta, ainda este ano deixou de fazer algo que eu sei que ele adora para estar comigo, mesmo depois de eu lhe ter dito para fazer o que o fizesse mais feliz que eu não me aborrecia, só houve um ano em que passamos apenas a uma parte da tarde porque ele foi operado e foi eu passar um pouco do dia com ele.
Assim que o Menino A. nasceu e como também tem madrinha ( a minha mãe), começei a receber todos cá em casa e passamos todos o Domingo de Ramos juntos, eu com os meus padrinhos como sempre nestes 36 anos, eu com o meu afilhado como sempre nestes 14 anos e o Menino A. com a madrinha como sempre nestes 3 anos.
Por norma não faço nada de muito sofisticado, apenas quero que todos estejam bem e que haja tempo para muito e bom convivio, este ano não fugiu á regra. Usei um serviço que adoro da SPAL e que foi feito aos poucos pela minha mãe e pela minha madrinha, quando eu tinha pouco mais de 14 anos talvez,  por isso é super-especial.


Como aperitivos servi uns fumeiro de porco preto salteados, uns frutos secos com queijo em cubos, umas mini-sandwich de pasta de atum e de pasta de frango e pão de azeitonas

Depois de fazermos a oração
Como entrada servi uma sopa de legumes que estava uma delícia
Como prato principal servi um lombo folhado , batatas e castanhas douradas e uma salada

Como sobremesa servi queijos, fruta e um bolo muito fresquinho