quarta-feira, 21 de abril de 2010

Domingo de Ramos

Para mim, um dos dias mais especiais do ano é o Domingo de Ramos, que sempre passei com os meus padrinhos, desde de sempre e até hoje. Mesmo quando começei a ter vida própria nunca faltei a um Domingo de Ramos, por norma tinha a seguinte rotina, depois da missa em que era leitora o meu pai levava-me a casa dos meus padrinhos para passar o domingo ao final do dia os meus pais iam buscar-me, lanchavamos/jantavamos todos juntos e depois regressava  a casa. Quando me tornei madrinha o meu afilhado também se juntava a nós e quando começei a namorar o meu marido caso ele estivesse por cá, também ia e houve um ano que só para estar presente neste dia em casa dos meus padrinhos fiz no mesmo dia (sábado antes) quase 700 km de comboio, fiz trezentos e tal kilometros,  almoçei (de um aniversário) e fiz outros tantos kilometros.
O meu afilhado também embora já tenha " a sua vidinha" nunca falta, ainda este ano deixou de fazer algo que eu sei que ele adora para estar comigo, mesmo depois de eu lhe ter dito para fazer o que o fizesse mais feliz que eu não me aborrecia, só houve um ano em que passamos apenas a uma parte da tarde porque ele foi operado e foi eu passar um pouco do dia com ele.
Assim que o Menino A. nasceu e como também tem madrinha ( a minha mãe), começei a receber todos cá em casa e passamos todos o Domingo de Ramos juntos, eu com os meus padrinhos como sempre nestes 36 anos, eu com o meu afilhado como sempre nestes 14 anos e o Menino A. com a madrinha como sempre nestes 3 anos.
Por norma não faço nada de muito sofisticado, apenas quero que todos estejam bem e que haja tempo para muito e bom convivio, este ano não fugiu á regra. Usei um serviço que adoro da SPAL e que foi feito aos poucos pela minha mãe e pela minha madrinha, quando eu tinha pouco mais de 14 anos talvez,  por isso é super-especial.


Como aperitivos servi uns fumeiro de porco preto salteados, uns frutos secos com queijo em cubos, umas mini-sandwich de pasta de atum e de pasta de frango e pão de azeitonas

Depois de fazermos a oração
Como entrada servi uma sopa de legumes que estava uma delícia
Como prato principal servi um lombo folhado , batatas e castanhas douradas e uma salada

Como sobremesa servi queijos, fruta e um bolo muito fresquinho

3 comentários:

  1. Gostei muito de ver a mesa posta com esmero e o menú tão apetitoso que foi servido!
    Mas gostei ainda mais da tradição de união que envolve esse dia! Parabéns!
    babette

    ResponderEliminar
  2. Bigada pela visita!!

    Depois venho cá com mais calma, o Piki tá a acordar :))

    Que grande bom aspecto... nham nham!!!

    ResponderEliminar