segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Frango assado no sal com legumes gratinados

Já algum tempo que não coloco aqui uma receita, não por não cozinhar mas porque tenho andado focada para outra área e raramente me tenho lembrado de fotografar os pratos.
Mas hoje ...

Para o Frango:

1 frango
1/2 kg de sal marinho
1 ramo de salsa
2 folhas de louro
2 dentes de alho
1/2 limão

Pré-aquecer o forno a 170º ( 180º s/ ventilação), num tabuleiro espalhar o sal.
Lavar o frango e secar o exterior, no interior colocar os restantes ingredientes.
Colocar o frango por cima do sal e levar ao forno.

Para os Legumes:

4 batatas médias
1 chuchu grande
Ervas da Provence q.b.
Azeite q.b.

Colocar ao lume, um tacho com água temperada com sal, entretanto descascar e partir os legumes em gomos, assim que a água ferver introduzir os legumes e deixá-los cozer mas não em demasia.
Escorrer os legumes colocá-los num tabuleiro polvilhar com as ervas e regar generosamente com azeite em fio e levar ao forno  para gratinar.

Nota:
Desta vez não usei cenoura, porque neste dia o Menino A. não gostava de cenoura, mas costumo utilizar.

7 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade em experimentar este frango com mel! Mas quando chega a hora, acabo sempre por fazer outra receita. Não gosto mesmo nada de comida agridoce e depois começo a pensar se o sabor do mel é muito acentuado, lá se vai um frango! Como fica? Nota-se muito o sabor ou é atenuado pelos outros ingredientes?
    Beijinhos e desde já obrigada!

    ResponderEliminar
  2. kekekekeke, desculpa amiga, li mal o nome da receita, e como já na sexta feira tinha visto um frango com mel, com esse mesmo aspecto tostadinho e delicioso, espalhei-me ao comprido! Ainda por cima com uma matraca sempre no meu ouvido que nem me deixa raciocinar! Desculpa a sério! Já é a segunda vez que me acontece, a primeira foi com uma receita da Soraia, em que eu la á força toda pudim mandarim e era maisena ou outra csa do género. E eu fiz a receita com as medidas correctas mas... com pudim mandarim!!! Só no fim qd passei a receita para o meu blog é que me apercebi do erro!!! Nem tenho mais palavras para te pedir desculpa! Mas acredita que são sinceras, até fiquei embaraçada, desculpa! São situações que levam ás outras enfim...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto delicioso... :)
    Eu adoro cozinhar um dia destes faço a receita cá em casa :)

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito lindo seu frango, muito apetitoso Alma! Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Está muito apetitoso!
    Achei graça ao facto de o filhote nesse dia não gostar de cenoura!
    babette

    ResponderEliminar
  6. ADORO FAZER O FRANGO ASSIM,MAS SO O FAçO AI EM PORTUGAL é QUE AQUI O SAL é MUITO FININHO,MAIS FINO QUE O AçUCAR,E ACHO QUE FICARIA MUITO SALGADO,PENSO QUE DESFAZ MAIS FACILMENTE.TALVEZ PARA A SEMANA QUE VEM O FAçA.PARA QUANDO O BEBé,DEVE ESTAR QUASE,NAO?ESTE ANO VAI VOLTAR A SER NATAL EM SUA CASA.BJINHO E QUE TUDO CORRA BEM.BJINHO GRANDE

    ResponderEliminar