Eu ainda aqui não tinha falado no Dia do Pai, cá em casa o dia é passado de forma bem discreta e simbólica. Eu habituei-me sempre a oferecer ao meu pai uma presente feito por mim e bem baratinho, este ano não foi porque o meu pai comentou dias antes que necessitava de uma almofada para a jardinagem e assim fiz e fazia e faço um bolo para a sobremesa.
Ao Papá L comprei apenas no primeiro ano ( uns botões de punho especiais) por ser o primeiro depois apenas faço um bolo a sobremesa do jantar em que partilhamos com os meus pais.
O Menino A. como ainda não anda no colégio não tem aqueles trabalhinhos manuais. Este ano pensei convidar o Menino A. a fazer o seu primeiro presente e embora eu siga um programa de actividades e desenvolvimento adequado á sua idade diáriamente, no Dia do Pai tentei que cria-se algo especial numa folha para ao jantar dar ao Papá mas o Menino A. não esteve interessado e como ainda é muito novo não forçei.
Depois ao fim da tarde, convidei-o para preparar o jantar e fazer um bolo para o papá e aceitou todo entusiasmado, assim sendo, o presente para o Papá L. foi "a meias" da Mamã F e do Menino A.
Depois deste testemunho aqui está o prato...
fiz assim o este bacalhau:
- 4 batatas grandes
- 1 copo de leite mal cheio
- 2 colher de sopa de manteiga
- 300 gr de bacalhau seco esfiado e demolhado
- 1 cebola grande
- Azeite
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Sal
- Pimenta
- 1 chávena de molho bechamel
Cozer as batatas com água temperada com sal.
Entretanto colocar ao lume num tacho a cebola em meias-lua bem finas, os alhos esmagados e cobrir com azeite, assim que a cebola ficar transparente colocar o bacalhau bem escorrido e seco com um papel, a folha de louro, temperara com pimenta e sal caso seja necessário. Envolver deixar cozinhar e reservar.
Esmagar as batatas (ou usar um pass-vite), colocar num tacho, juntar o leite e a manteiga mexer para que tudo se ligue bem e quando o puré começar a fazer bolhas está pronto.
Untar com manteiga uma assadeira que possa ir á mesa, colocar metade do puré de batata na assadeira, por cima uma camada do preparado de bacalhau e uma última camada de puré de batata, por fim cobrir com o molho levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourar a gosto.
Que belo bacalhau. Ficou com um aspecto maravilhoso e bem douradinho.
ResponderEliminar