segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Biscoitos de avelã


Andava na despensa um frasco com avelãs já algum tempo, e sempre que olhava para ele pensava que tinha que lhe dar uso. E aproveitando que ia ligar o forno para cozer o pão - manias não gosto de ligar i forno apenas para uma receita- resolvi fazer estes biscoitos.
Fiz uma revista aos meus livros e revistas de culinária e as receitas que vi nenhuma me «encheu as medidas», até porque estes tempos têm sido muito saturantes e eu queria fazer algo prazeiroso mas não maçador, então fiz um apanhado de tudo o vi!!

Apróx. 45 und.
4 ovos
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de azeite
100 gr de avelã
Aprox. 500gr de farinha

Eu fiz tudo no robot de cozinha, mas facilmente adaptam  a receita caso queiram.
Moer as avelãs com o acessório picador e reservar.
Com a pá plástica, bater os ovos com o açúcar muito bem, juntar em fio o azeite e de seguida as avelãs. Por ultimo adicionar a farinha sempre aos poucos e com o cuidado de parar de acrescentar assim que a massa ganhe consistência para ser moldada.
Deixar a massa descansar um pouco e com as mãos enfarinhadas moldar em pequenas bolas (tamanho de nozes) colocar um tabuleiro forrado a papel vegetal, polvilhar com canela em pó, marcar com os dentes de um grafo em 2 sentidos e colocar uma avelã inteira no centro.
Levar a cozer no forno a 170ª até dourarem.
Os que resistiram ao cafézinho do meio-da-amanhã, foram para uma caixa de folha, vamos ver até quando!


NOTAS:
A quantidade de açúcar poderá ser pouca para quem gosta de "docinho"
As avelãs que usei foram maioritariamente sem pele.

2 comentários:

  1. São mesmo deliciosos!!! E saudáveis, pouco açúcar, gordura boa, sem corantes nem conservantes e ecomónico, para além de ter gasto parte das tais avelãs!! ;)

    ResponderEliminar