sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Organizar as compras: Vamos às compras para a casa?!

A meu ver, dentro da gestão da casa, é nas compras para a casa onde se pode gastar ou poupar mais dinheiro. E é também nas despesas de supermercado onde vai uma boa fatia do orçamento familiar, daí que eu seja cuidadosa na hora de ir ás compras.
Aqui não vou oferecer dicas milagrosas para que talão da comprar seja com menos euros, até porque como tudo (ou quase) na vida não é verdade absulota, e no que toca à gestão da casa, cada casa/família é que tem que encontrar as suas "dicas milagrosas" de forma que funcione para o seu lar e a partir da fórmula encontrada há que a manter. Apenas vou contar como eu faço, se servir para a casa de mais alguém óptimo, fico feliz se puder ajudar!!

 Aqui em casa funciona assim:

  • Tenho um inventário com tudo o que tenho em casa - Para não comprar o que já tenho.
  • Faço compras uma vez por mês - Quanto mais vezes se vai ao supermercado mais tentação logo mais se gasta
  • Vou às compras a meio do mês - Assim evito a afluência do inicio e do fim do mês, evitando fazer as compras com muita gente nos corredores e assim ando mais tranquila.
  • As crianças não me acompanham - Quando tínhamos só o Afonso, o Luís ficava com o menino no corredores dos brinquedos, agora com a Maria (como eu acho que é muito pequenina) ficam os dois no carro com o papá, enquanto eu vou ás compras, assim fico focada e não me esqueço de nada ou trago a mais.
  • Faço um lista rigorosa apenas do que é necessário - Mediante o inventário.
  • Depois da lista feita faço um "tour" pelos sites dos hipermercados - Assim vejo onde no total, as compras me saem mais baratas.
  • Nas vésperas da ida ás compras limpo e reorganizo despensa, frigorífico/congelador e arca - Ficando tudo limpo, arrumado e com espaço para as novas compras.
  • No dia das compras ao arrumar os artigos vou actualizado o inventário.

  • Quanto aos frescos, esse são comprados semanalmente.
Por vezes compro mais quantidade do que necessária de um determinado artigo:
  • Quando está em promoção e aí caso ache vantajoso compra para 2 ou 3 meses. Com este hábito posso dizer que por exemplo, detergentes roupa e loiças em mais de 5 anos de casada nunca comprei fora de promoção, compro sempre ou no Jumbo nos 60% ou no Continente/modelo nos 50%. Bem como vinhos o Luís compra sempre nas feiras de vinhos que vários supremercados promovem.
  • Quando tenho programada uma celebração cá em casa e divido a lista do que necessito por mais do que um mês assim não sobre carrego um único mês. 
 E vocês como fazem?

2 comentários:

  1. Estou impressionada, Filipa! És super organizada!!

    E apresentas umas boas dicas de economia, sem dúvida!

    Ah, a tua despensa é giríssima!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Fernanda!
    Eu não me considero organizada, mas esforço-me (e bastante) por ser!
    As dicas são as minhas, como disse não são milagrosas.
    Quanto à despensa, obrigada!
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar