quarta-feira, 2 de março de 2011

Manter a cor dos jeans


Imagem Google

Cá em casa só se gosta de calças de ganga escura, o que é mais difícil de manter «como novas». De inicio usei detergente específico para roupa escura, mas honestamente o resultado vs o custo não me agradava e desde que o Afonso também começou a usar é que foi uma decepção completa pois o detergente não lava bem.
Pouco tempo depois (e muito poucas embalagens gastas), lembrei-me de exprimentar um hábito que a minha avó tinha as roupas escuras de algodão, o resultado não podia ser melhor e a um custo muito reduzido, querem saber como é? Pois bem!
  1. Lavar as calças pelo avesso
  2. Colocar um punhado de sal de cozinha nos bolsos das calças
  3. Colocar um copo (+/- 150ml) de vinagre branco na cuba da máquina de lavar.
  4. Escolher o programa e temperatura de lavagem que quiser.
  • Porquê?
  • Porque: O sal fixa a cor ao tecido e o vinagre evita o efeito «mármore»

3 comentários:

  1. És levada da breca! As coisas que aprendi agora!!! E andei anos a dar cabo da cabeça por causa das "riscas" que ficam nas calças e eis quando sem andar á procura, encontro aqui a solução! Obrigada!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Do avesso já punha, o vinagre aprendi contigo, e com a senhora da Lavandaria aprendi que se deve deixar o tambor vazio, com a altura de uma mão, para precisamente o detergente se dissolver bem e não manchar a roupa. E tem funcionado ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sissamar,
    Ainda bem que fui útil!
    Bjs


    Fernanda,
    Deixar o tambor com a altura de uma mão aprendi com a minha mãe e faço em todas as máquinas de roupa que lavo, não só na roupa escura.

    ResponderEliminar