quinta-feira, 26 de maio de 2011

Retenção de líquidos na amamentação

Quem tem retenção de líquidos (edema) nestas alturas do ano vive em constante desconforto e até dor, é o meu caso!!
Desde de novinha, com a chegada do calor eu aumentava de volume e peso (parecia grávida de 5/6 meses), apenas e só pela retenção de líquidos. Por norma a situação resolve-se facilmente com um diurético, mas...quando se amamenta???
Quando se amamenta também há solução, obviamente não tão rápida mas eficaz! Chá de pés de cereja com barbas de milho e um chá que também tem algum efeito( embora menor) é o maravilhoso (e faz tudo) chá verde!! Uma chávena generosa por dia, não mais para não afectar a produção do leite, eu vou alterar os dois chás.  Este foi o remédio que a minha médica me receitou. Infelizmente como o meu caso já está avançado vou também fazer um tratamento com um diurético mas apenas 2 vezes por semana, para não afectar a Maria.

9 comentários:

  1. Pois, isso é uma chatice! Eu retenção não faço, mas incham-me as mãos e os pés de tal maneira que tenho dias que nenhum calçado me serve! E quando me servem e começam a inchar depois, fico com os pés todos feridos e cheios de bolhas.
    A fase de amamentação é muito bonita, sentimo-nos a dar parte de nós aos nossos bebés, mas têm esse inconveniente de não se poder tomar tudo. Tens de ter paciência e fazer mesmo as coisas pelas vias mais naturais.
    As melhoras rápidas!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Graças a Deus não sei o que isso é, mas posso imaginar...que aborrecimento, Filipa!

    Gostei das dicas naturais ;)
    Vou divulgar no Face, ok?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sissamar,
    É sem duvida muito aborrecido!! Mas se tens inchadas as extremeidades dos membros exprimenta o chá de pés de cereja e barbas de milho, e como não amamentas bebe mais de que uma chávena por dia!!! ;)

    Fernanda,
    Fico muito feliz por não saberes o que é acredita, felizmente não é nada de extraordinário mas é tão incomodativo...
    Quanto ao Face tudo bem, pode ser útil para além
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa,
    olha eu fiz muita retenção de líquidos durante a gravidez e no inicio da amamentação também mas não tão grave... e aqui a minha médica aconselhou-me chá de urtiga - foi uma ajuda fantástica.
    Pelo que a médica me disse e pelo que fui lendo não afeta a amamentação nem o bebé, aqui é mesmo hábito as grávidas tomarem, até dão na maternidade.
    Fica a dica
    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Sofia! Todas as dicas que não interfiram com a amamentação valem ouro!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. DORA ESTRELA
    Fico muito contente,de existir estas comunidades de ajuda as mães.neste momento,estou muito inchada e com dores da cintura para baixo,estes chás tambem ajudam durante a gravidez?ainda estou a caminho dos 6 meses!e esta difícil...bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá,Dora!Bem-vinda! Os chás que aqui foram referidos não têm qualquer contra-indicação mesmo para a gravidez, apenas não convém exagerar na dose caso a amamentação seja um objectivo.
    Outros truques, que eu também faço, é elevar os pés da cama, criando um desnível que durante a noite ajuda as pernas a desinchar e antes de me deitar banho as pernas com o chuveiro com água em pressão e gelada. Espero que ajude!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá!!
    E ja agora alguém tem dicas para aumentar a produção do leite?
    bjs!

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina!
    Desculpe só agora dar resposta à sua pregunta mas não tenho tido tempo sequer para abrir a caixa de mail's quanto mais o bolg!!!
    Quanto há sua questão existem vários chás que aumentam a produção de leite,bem como alguns alimentos, é uma questão de fazer uma pesquiza que lhe vai aperecer muitas opções certamente encontra alguma a seu gosto!

    ResponderEliminar