sexta-feira, 1 de abril de 2011

Croissants

Visita do Dr. Brazilino 011

Eu em mais nova gostava muito de croissants ,quando os croissants honravam o nome que tinham!  Mas de há uns anos para cá, o que se vende por aí denominado como croissants são tudo menos isso. Ele há um cem número de variedades de artigos com o nome de croissants, mas são…de massa folhada, de massa de brioche, de massa meia-folhada, de massa de… em forma de croissant.
Segundo sei (não sei se é verdade), os croissants originais não eram mais do que feitos partir da massa de pão que era enriquecida com ovos, açúcar e manteiga e o  nome croissant foi atribuído, pelo facto deste pãozinho crescer mais do que os pães vulgares e também porque originalmente depois de enrolada a massa as pontas eram dobradas  por forma a lembrar a lua quarto crescente.
A receita que para o lanche de sábado, foi-me dada por um Irmã francesa e na altura foi-me dito que era o mais idêntico com o original. Na época não havia as MFP’s nem a moda de se fazer pão em casa, por isso adaptei!
Ingredientes:
  • 3 dl de leite
  • 2 ovos
  • 1 saqueta de fermento
  • 150gr de manteiga derretida – Não deixar ferver!!
  • 70 gr de açúcar
  • 650gr de farinha
  • 1/2 colher de chá de sal
Para moldar:
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida*
  • 1 gema de ovo batida
Colocar na MFP, os ingredientes pela ordem apresentada, selecionar o programa «Massa», no final retirar a massa para uma superfície enfarinha e estender o máximo possível com um rolo, pincelar com a manteiga* , dobrar a massa ao meio, estender e a pincelar com a manteiga*, voltar a dobrar a massa ao meio, estender e a pincelar com a manteiga*, repetir esta operação até acabar a manteiga. Esta forma de os moldar dá folhado à massa sem ser de massa folhada!!
Cortar a massa em triângulos, enrolar da base para o vértice, curvar as pontas, pincelar com a gema de ovo e deixar levedar cerca de 30”, levar ao forno a 180º.

5 comentários:

  1. Ora podes mandar-me 2 para o meu lanche.
    Ficaram maravilhosos.
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Vou fazer! Croisants sempre foram dos meus bolos preferidos, mas é como dizes, é muito raro encontrar um sítio onde os façam bem!

    Por isso vou testar a tua receita amanhã, Filipa!

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Ficaram óptimos! Muito feios, porque tenho que admitir, custou-me bastante a dar-lhes a forma de croissant, mas deliciosos!
    Fiz para o nosso lanche.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que gostaram!!
    Quanto à forma é uma questão de treino, o pior é a familia, que vai ter que comer croissants mais vezes até ficarem bonitos! :D ;)

    ResponderEliminar