quarta-feira, 16 de março de 2011

Ninhos de batata

 

Ovos

Este foi o nosso jantar de segunda-feira!

Esta receita já a muito tempo que estava em lista de espera, muito tempo mesmo, foi inspirada no livro “Receitas à moda antiga”.

Da forma que fiz, pouco tem a ver com a do livro, tanto mais que eu juntei num só prato uma outra receita de que tenho apenas a memória visual e que não recordo onde vi, apenas sei que foi á anos luz de imaginar ter que confeccionar refeições saudáveis para filhotes!!!

Fiz assim:

  • Batatas
  • Cenouras
  • Brócolos
  • Ovos
  • Manteiga
  • Leite

Cozi as batatas em água temperada com sal, em outro recipiente cozi as cenouras e em outro os brócolos igualmente em água temperada com sal.

Depois das batatas cozidas reduzi a puré com um esmagador de batata, voltei a colocar ao lume com leite e manteiga necessários para fazer um puré aveludado mas pouco líquido. Reservei

Depois de cozidas as cenouras reduzi em puré e fiz o mesmo aos brócolos e reservei.

Dividi o puré em dois e numa das metades novamente em dois. A um 1/4 de puré de batata juntei o de cenouras mexendo bem para que a mistura ficasse homogénea e no outro 1/4 misturei o puré de brócolos.

Numa assadeira coloquei o puré de cenouras, por cima o de brócolos.

Do puré de batata reservei parte e o restante coloquei por cima na assadeira. Com o puré que reservei e com a ajuda de um saco de pasteleiro fiz 6 argolas altas, por último coloquei dentro de cada argola um ovo.

Foi ao forno a 180º até os ovos estarem a gosto.

cozinha 049

Nós gostamos muito do sabor e tal como a memória que eu tenho é visualmente muito agradável (colorido) e será para repetir!

NOTA: Na foto de cima tem 2 ovos polvilhados com pimenta para o Papá Luís!

4 comentários: